2 de setembro de 2016

Soave, um dos grandes vinhos brancos da Itália

Fonte: Consorzio di Tutela del Soave

Soave é considerado um dos grandes vinhos brancos da Itália, feito principalmente com a uva Garganega e em menor escala com a uva branca Trebbiano di Soave, e é produzido desde a era Romana no entorno da vila medieval de mesmo nome, Soave, situada na Região do Vêneto, no Norte da Itália, ao lado da cidade de Verona.



A uva Garganega não é muito aromática, mas exibe uma pequena gama de aromas facilmente identificáveis como amêndoas e flores brancas. De amadurecimento tardio, possui pele (casca) bem grossa e dura de um amarelo profundo beirando o vermelho quando madura. Não possui acidez elevada, e é bastante equilibrada em termos de aromas de frutas a açúcares.

Já a uva Trebbiano di Soave é a uva tradicionalmente cultivada na Região, mas que foi gradualmente cedendo lugar à uva Garganega, bem mais exuberante. Nos últimos anos, contudo, a uva Trebiano di Soave tem se revelado a uva ideal para ser combinada com a Garganega, em novos perfis enológicos do dito vinho "Soave do futuro", mesclando sua vivacidade picante com a estrutura típica e densidade da Garganega.

A região vem crescendo e a qualidade dos seus vinhos está cada vez melhor, mas ainda assim é bastante desvalorizada e os vinhos Soave podem ser adquiridos a um baixo custo no mercado.

O vinho Soave é conhecido por seus aromas de pêssego, melão, raspas de laranja, manjerona doce e um toque sutil de salinidade, bem como sua capacidade de melhorar com a idade.:

Fonte: Wine Folly


Os vinhos mais simples e econômicos muitas vezes apresentam um sabor de amêndoa verde amarga no paladar.

Tem corpo leve e seco, tal como os vinhos produzidos com as uvas Sauvignon Blanc ou Pinot Grigio, e muitas vezes apresenta um toque extra de oleosidade suave, que acrescenta um pouco de estrutura e força ao vinho.

Basicamente, são dois estilos de vinho Soave: 
  • um estilo simples e mais magro, geralmente envelhecido em tanques de aço inoxidável, sob a apelação de Soave DOC; e
  • e um estilo mais rico e mais complexo, dos vinhos envelhecidos em barris de carvalho, sob as apelações de Soave Superiore DOCG e Soave Classico DOC

 

E há ainda o bem menos conhecido vinho espumante, sob a apelação Soave Spumante DOC, de produção e comercialização bem pequenas.

Vale muito a pena investir em um rótulo de qualidade com cerca de 5 anos de idade, e descobrir e se surpreender com aromas de marmelada, mel, sementes de funcho e limão.

Harmoniza muito bem com a rica culinária italiana à base de frutos do mar.

Se ainda não provou esse vinho delicioso, de excelente relação custo versus qualidade, experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!