18 de setembro de 2016

La Griffe Bernard Chéreau Muscadet Sèvre et Maine Sur Lie 2013


Vinho leve, fresco e muito agradável produzido pelo produtor Chéreau Carré, no Vale do Loires na França, feito 100% com a uvas Muscadet (ou Melon de Bourgogne), com amadurecimento em tanques de aço inox sobre suas borras (Sur Lie).

De coloração amarelo palha, com aromas de frutas cítricas e maça verde, de corpo leve, refredcante e de final média persistência.

Comprado na Cavatappi Enoteca.com.br por R$ 125,00.

Sobre o vinho Muscadet:

Muscadet é um vinho branco francês feito no extremo oeste do Vale do Loire, perto da cidade de Nantes na região de Pays de la Loire, vizinha da Região Bretanha. O Muscadet é o vinho mais produzido no Loire. 

É feito a partir da uva Melon de Bourgogne (e que não é mais cultiva na Borgonha), muitas vezes referida apenas como melão. 

A denominação Muscadet genérica, criada oficialmente em 1937, contém três sub-denominações regionais:

  • Muscadet Sèvre-et Maine, criada oficialmente em 1936, cobrindo 20,305 acres (8.217 hectares) com 21 aldeias no departamento de Loire-Atlantique e 2 no departamento de Maine-et-Loire. Esta denominação produz 80% de toda a Muscadets.
  • Muscadet-Coteaux de la Loire, criada oficialmente em 1936, cobrindo 467 acres (189 hectares), com 24 aldeias espalhadas por todo o Loire-Atlantique e Maine-et-Loire departments.
  • Muscadet-Côtes de Grandlieu, criada oficialmente em 1994, beneficia de microclima do Grandlieu lago, e esta sub denominação abrange 717 hectares com 17 aldeias do departamento de Loire-Atlantique e 2 aldeias do departamento de Vendée.

Sobre o método Sur Lie:

O método Sur Lie de vinificação consiste em deixar o vinho após fermentação alcóolica em contato com os resíduos (borras) da fermentação, formados por bitartarato de potássio, tartrato de cálcio, proteínas coaguladas com tanino, substâncias pécticas e células de leveduras e bactérias mortas, e que se chama Lie em francês, Lee em inglês, e que os italianos chamam de feccia

Como as borras da fermentação ficam depositadas no fundo do tanque, o vinho tem de ser constantemente mexido para permanecer em maior contato com as borras, e a essa prática os enólogos dão o nome de Bâtonnage

É uma técnica normalmente associada ao enriquecimento de vinhos brancos, espumantes ou não, pois o contato com as borras de levedura exerce influência sobre a estrutura tânica dos vinhos, dando mais corpo, aroma, estabilidade, dando ao vinho ainda mais estrutura, peso, complexidade aromática, profundidade no sabor e inclusive mais estabilidade à cor da bebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!